top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Suas roupas transmitem sua essência?

As roupas são possíveis ferramentas para construir sua imagem pessoal. Você sabe da importância de ter um closet mais assertivo e fiel a sua essência? Nossa imagem é a responsável por nos conectar ou afastar em um primeiro contato, a percepção causada pode te favorecer ou prejudicar. E se eu te contar que você pode controlar isso?



Sua roupa conta sua história


A roupa é ferramenta para comunicação, é a linguagem visual que comunicamos ao mundo. Dentro do universo do estilo temos códigos visuais que podem funcionar como pistas para comunicar uma mensagem, seja para nós mesmos (como queremos nos sentir naquele dia) ou para as outras pessoas.


Os universos visuais comunicam sensações, desejos e valores chave. Cada indivíduo vai, com suas referências, determinar o que é belo e o que o faz sentir bem. Nossas escolhas são livres, podemos escolher usar o que queremos, mas nem sempre essas escolhas funcionarão para conquistar seus objetivos.


A estratégia de estilo é para esclarecer que vestimos o que é intrínseco a nós, que fala sobre quem somos, sua natureza, ele é a tradução da sua essência através das preferências estéticas.


Qual a mensagem que você transmite ao se vestir?


Outro ponto fundamental para estabelecer uma comunicação não verbal assertiva, é a sua intenção. Ela está ligada aos papéis que exercemos em sociedade, e para cada papel temos uma intenção/objetivo de imagem. Você sabe o que está transmitindo por meio das roupas que usa? A nossa vestimenta é uma importante ferramenta de comunicação e usar as cores, linhas, formas e texturas de forma estratégica é essencial e extremamente poderoso.


Por isso, para alcançar o que desejamos precisamos nos auto expressar de forma livre e intencional. A nossa roupa, nossos acessórios são como uma armadura, tem o poder de te fortalecer, aumentar sua autoestima e criar uma percepção correta de quem é você.


Preste atenção aos códigos visuais das peças



De uma maneira geral, linhas mais retas e tecidos mais encorpados, encontrados nos blazers, paletós e calças sociais, transmitem mais força, formalidade e autoridade, assim como cores mais escuras e neutras como cinza, azul marinho, preto e vinho. A maneira de usar cada peça de roupa é uma ferramenta para valorizar sua imagem pessoal.


As formas arredondadas, linhas curvas, como encontradas em tecidos como viscose, malha e poliéster, vestidos mais fluidos, calças mais molengas, transmitem mais acessibilidade e descontração, assim como cores mais claras, como amarelo, laranja e rosa. A decoração de um ambiente, é uma analogia bem simples que podemos fazer com relação ao vestir. Da mesma forma que um ambiente lhe desperta mais aconchego, uma roupa pode te despertar mais acessibilidade, credibilidade e alegria.


Por isso há uma grande importância das cores para a imagem pessoal: além de expressar o que você sente, a psicologia das cores pode ser usada para mudar sensações e sentimentos. Você pode entender mais no meu Blogpost sobre coloração pessoal: o que cada cor transmite.


Qual seu objetivo de imagem pessoal? No mundo corporativo, essa resposta é essencial


A construção do seu estilo de forma assertiva e fiel à sua essência transmite uma imagem forte e segura, importantes para a sua imagem no mercado. Produzir um armário assertivo e prático, em união à sua atenção ao que cada cor pode refletir, com certeza usará a cor com muito mais consciência e intenção a seu favor, seja para uma entrevista de emprego, reunião de negócios, fechamento de venda, palestra ou até mesmo para uma ocasião pessoal.


Em uma entrevista de emprego, por exemplo, em que precisamos transmitir uma imagem de seriedade e credibilidade, opte por cores neutras como verde musgo e cinza grafite; vinho e tons de marrons também são boas escolhas. Mas se a vaga for para uma empresa jovem e com clima descontraído, como nas startups, tons mais vibrantes transmitem criatividade, emoção e informalidade; nesse caso um azul-turquesa, laranja ou amarelo contam ponto a favor, pois demonstram coragem.


Quem dá vida a uma roupa é um corpo em movimento


Sugiro que você diariamente ao escolher suas roupas olhe para o quadro e analise os elementos de design presentes no seu look. Veja quais estão dominando e faça isso durante alguns dias. Avalie o que andou comunicando e pense: é você? É o que precisa comunicar? Se acha que precisa comunicar diferente, uma Consultoria de Imagem pode te ajudar do começo ao fim do processo, alinhando a mensagem que quer passar com a sua essência e personalidade única.


O seu principal diferencial é ser você, aposte nisso!

58 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page