top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Reconstruindo a masculinidade: a moda da maquiagem masculina



O uso de maquiagem pelos homens veio ganhando força na Coreia do Sul: adotando produtos fáceis de aplicar e maquiagem leve para realçar sua aparência e experimentar outras cores, o objetivo no geral é cobrir imperfeições e cuidar da pele, além de moldar a sua imagem para algo que traga mais conforto e autoestima para si.


A tendência é quase uma transformação na liberdade dos homens de poderem usar maquiagem sem se sentirem desconfortáveis e julgados por não ser algo que reforce sua masculinidade. Essa mudança, portanto, é inclusiva de gênero e tem sido bem impulsionada pela Geração Z, que busca se expressar mais criativamente através de uma identidade fluida, livre. As marcas que facilitam essa experimentação serão procuradas por quem está experimentando maquiagem pela primeira vez e por quem quer looks mais ousados.


A revolução da beleza masculina


Mas no fim das contas, o uso de maquiagem por homens não é uma novidade da geração Z, mas sim algo que transcende o tempo e é datado dos primórdios da humanidade. Desde a antiguidade, nossos antepassados usavam pinturas corporais em batalhas, ritos primitivos e celebrações. O movimento LGBTQIA+, inclusive, também tem sido uma grande influência para o público masculino e feminino, que busca quebrar estereótipos de gênero.


A indústria também está inovando com exibições de cores vivas e neutras em uma ampla gama de materiais de vestuário para os homens. Os tons de azul, verde e vermelho são os principais tons de cores masculinas nas estações de outono/inverno. Os homens estão dedicando seu tempo para procurar o que há de melhor nesta temporada, desde jaquetas, peças em alfaiataria e em xadrez que fujam um pouco do básico, daquelas cores neutras. Você pode dar uma olhada nas principais tendências desta estação aqui: https://www.evertontadeu.com/post/tend%C3%AAncias-outono-inverno-2023


Maquiagem inclusiva de gênero


Os homens também estão adotando as cores, estimulados por uma onda de criatividade pós-pandemia. Celebridades como Harry Styles, que cria looks coloridos que abraçam seus lados e individualidades, as marcas que abrem espaço para outras opções de peças, cores e acessórios, um aumento no debate sobre questões de masculinidade tóxica vêm trazendo esse novo olhar que é tão importante. De ser quem se é, de se conhecer na imagem que vê no espelho todos os dias.



Mas isso tudo não é uma novidade da geração Z! O uso de maquiagem por homens é algo que transcende o tempo. Ao longo da história, a arte da pintura corporal tem sido uma técnica utilizada por diferentes culturas em todo o mundo. Desde os homens das cavernas, que usavam um pó avermelhado para assustar seus inimigos, até os faraós egípcios, que usavam delineados e cores marcantes para simbolizar sua divindade, a pintura corporal tem sido uma forma de expressão e camuflagem em batalhas e rituais.


Os vikings, guerreiros nórdicos conhecidos por sua ferocidade em batalha, também utilizavam pinturas faciais como forma de intimidar seus inimigos. Evidências mostram que eles usavam Kohl, um pó preto, para maquiar seus olhos e aumentar a aparência ameaçadora.


No Brasil, os povos indígenas têm uma longa tradição de pinturas corporais para rituais, celebrações e propósitos diversos. Cada comunidade tem suas próprias tradições e significados para as pinturas, que podem representar desejos como paz, esperança, sorte e saúde, além de simbolizar luta e resistência.


Em suma, a arte da pintura corporal é uma técnica antiga e diversa que tem sido utilizada por diferentes culturas em todo o mundo como forma de expressão, camuflagem e simbolismo.


Outro grupo muito famoso pelo uso de maquiagem em homens é parte do movimento LGBTQIA+. Uma das lutas mais importantes da comunidade foi a quebra de estereótipos de gênero. Dessa forma nasceram as drag queens, inicialmente homens que se travestiam de acordo com o que era designado pela sociedade como aspectos femininos e abraçavam esses aspectos como símbolo de arte, resistência e luta. Dentro da maquiagem de drag queens, a boca e os olhos têm papel central e, geralmente, são super produzidas.


Como resultado, para homens, delineados, sombras, unhas coloridas se tornaram cada vez mais comuns, sem necessariamente querer performar qualquer gênero.


Acredito que chega a ser algo para além de uma tendência do momento, algo passageiro. Na verdade, toda vez que discutimos e debatemos sobre a nossa masculinidade (muitas vezes, tóxica para nós e para a sociedade que formamos como um todo) um novo caminho se cria. Um novo olhar se constrói e moldamos um futuro mais livre e aberto para sermos quem somos sem pesar.



Nem só do pretinho básico vive o homem em 2023


A indústria de cores para homens vem trazendo várias mudanças em relação àquele padrão de tons neutros (branco, pretinho básico, cinza…) que toma conta do guarda-roupa dos homens em geral. Cores e tons mais quentes misturam-se com os tons tradicionais como se vê nos períodos de outono.


O vermelho é perfeito para o inverno, por contrastar naturalmente com o clima frio e adiciona um pouco de força a qualquer estilo moderno. À medida que as estações de inverno e outono se aproximam, o azul profundo ou céu, azul lazuli e tons de azul como lilás e ciano podem fazer parte de várias opções de peças pelas lojas.


A maquiagem masculina: uma nova forma de se aventurar nessa arte


Para quem usa barba


A base ou BB Cream permite uniformizar a pele e não deve ser aplicada em barbas tão espessas. Opte pelas bases fluidas e minerais, proporcionando um acabamento leve e natural à pele.


Para olheiras ou marcas de acne


Para disfarçar as olheiras e espinhas, escolha um corretivo com a mesma tonalidade da sua pele. Com a ajuda de um pincel, espalhe o corretivo nas olheiras, canto dos olhos e pálpebras até que o produto se dissolva na pele.


Maquiagem para o dia


Para garantir um resultado bem natural, o truque é começar aplicando um pouco de base ou BB Cream no colo, orelhas e pescoço. O BB Cream é muito interessante porque ele reduz os poros abertos, diminuindo a oleosidade e imperfeições e ainda contém filtro solar.


Maquiagem para noite


Maquiagens para a noite sempre pedem um pouco mais e para os homens não é diferente. Nos olhos, você pode aplicar um lápis marrom na linha d’água (acima dos cílios inferiores) — dando um olhar mais expressivo — e finalize com um rímel incolor. Blush é bem-vindo, mas tenha cuidado para não exagerar. Um tom de pêssego garante um look saudável e, para peles mais escuras, tons terrosos caem muito bem.


Por fim e mais importante, cuide sempre da sua pele e lembre-se que não existe maquiar errado, existe não atingir seu objetivo tão fácil, mas praticando, a técnica gradualmente vai melhorando, pode ter certeza! E digo mais: cada pessoa tem o direito de construir a própria imagem da forma que achar mais adequada, faça o que te faz se sentir bem, que preencha sua autoestima.


Para a construção de uma maquiagem com mais segurança e assertividade, é interessante consultar um especialista da área, que poderá te guiar com propriedade sobre os produtos mais indicados para a sua pele e para o objetivo que você deseja alcançar.

1 visualização0 comentário
bottom of page