top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Sua imagem influencia nos resultados que você pode ter



Que sua imagem tem uma extrema importância na mensagem que você transparece para as pessoas você já deve saber. Mas você sabe como ela pode trazer resultados positivos ou negativos em vários âmbitos da sua vida?


O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que inconscientemente.


A aparência vende. Ela faz parte da sua marca, do seu Branding e pode afetar sua carreira e vida social em poucos minutos. No digital, também importa. Como está a sua foto de perfil nas redes sociais? Se é um perfil profissional, ela precisa estar realmente bem adequada e transmitindo credibilidade, já que é uma ferramenta de extensão do seu trabalho.


Imagem nas redes sociais: como direcioná-la?



A imagem comunica o tempo todo quem somos e o que queremos. E, se utilizada corretamente, pode ser um ponto positivo para somar todas as suas competências e habilidades, com ganhos e com certeza um destaque maior em sua área.


A construção da imagem pessoal faz parte de um processo de autoconhecimento em que entendemos quem somos, o que temos a oferecer, quais nossos valores essenciais, nossa postura perante os demais, o que estamos transmitindo ao nosso redor e como estamos transmitindo de fato aquilo que somos.


A nossa imagem tem uma história, tem uma bagagem, cada um em seu contexto e trajetória diferente. É singular. A forma como nos vemos carrega questões que são externadas na nossa maneira de vestir e de se comportar, tudo isso está nos códigos da nossa imagem.


No digital, não deixa de ser importante construir uma imagem coerente à mensagem que você quer passar. Posso te dar alguns direcionamentos que podem te ajudar a ter uma foto mais adequada e que poderá contribuir para sua imagem, tanto pessoal quanto profissional:

  • Manter a foto sempre frontal

  • Garantir uma boa iluminação

  • Se sua intenção é transmitir uma mensagem mais séria, fuja de acessórios como óculos e bonés

  • Às vezes é interessante cuidar no excesso de maquiagem

  • Mostrar uma expressão de confiança

  • Use roupas como você se apresenta no dia a dia, alinhada à sua profissão

Como a imagem influencia as pessoas?


Nossa imagem é carregada de emoções, ela fala por si só, despertando sentimentos naqueles que nos vêem.


Por isso, é importante ter bem estabelecido e cuidar dos pilares da imagem pessoal: autocuidado, autoestima, autoconfiança, autoaceitação e autovalorização. A nossa imagem é uma construção diária, portanto, atente a estes pilares diariamente, assim, sua imagem terá consistência e será sustentada.


A imagem pessoal é essencialmente buscar transmitir as suas qualidades através de elementos mais visuais.


Por isso o autoconhecimento é uma peça importante e essencial nesse processo todo. Você não enxerga seus resultados sem parar e analisar suas intenções, objetivos e desejos. Sua história até aqui carrega respostas e direcionamentos futuros, você tem se escutado?



No profissional, como influenciar positivamente?


Uma imagem profissional positiva e assertiva é fundamental para se posicionar e influenciar no mercado de trabalho. E você já deve ter ouvido isso diversas vezes, não é mesmo? Mas, como fazer isso?


Respeite o Dress Code do ambiente, tenha postura e conduta, mantenha a aparência adequada em conjunto com sua autenticidade e essência. Vale reforçar que a imagem pessoal é além do vestir, inclui nossa comunicação não verbal, como gestos, posturas, linguagem e comunicação.


Sua imagem se apoia em três fatores: impressão, tom de voz, fala. A primeira impressão que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações, 38% em seu tom de voz e 7% no que está sendo falado.* Percebe como a imagem pessoal tem bastante peso no nosso dia a dia?


*informações retiradas de estudos na área de comportamento humano


Logo, podemos afirmar que imagem pessoal e profissional andam juntas, sendo a direção pela qual você transmitirá a sua credibilidade através da aparência e atitudes.


Uma imagem bem cuidada aumenta a nossa autoconfiança e também contribui para uma maior confiança que as pessoas têm em nós. A maneira como você se expressa, cumprimenta as pessoas ao redor, sua postura, ou até mesmo como se apresenta, são alguns pontos que refletem diretamente na construção de sua imagem pessoal e profissional.


A importância das cores


As cores, inclusive, tendem a influenciar bastante nessa primeira impressão. No geral, a cor pode mudar sua mensagem conforme a dimensão, ou seja, profundidade, intensidade e temperatura. Cores mais profundas transmitem mensagem de força, autoridade, formalidade, poder, credibilidade e seriedade e as cores claras maior flexibilidade, acessibilidade, informalidade, casualidade e leveza.


Elas provocam estímulos, transmitem o que estamos sentindo e são elementos fundamentais da comunicação pessoal. Se você tiver mais ciência do que cada cor pode refletir, certamente você utilizará as com muito mais consciência e intenção.


Sua imagem influencia nos seus resultados


Todas essas questões, quando bem cuidadas, influenciam diretamente nos resultados da sua carreira profissional e vida pessoal, uma vez que você constrói, aos poucos, uma imagem que transmita credibilidade, força, empenho e dedicação. E isso te leva a lugares que quer chegar e se enxergar. Com planejamento e estratégia, sempre.

1 visualização0 comentário
bottom of page