top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Porquê ter um guarda-roupa minimalista e inteligente.

Você já ouviu falar em guarda-roupa minimalista/cápsula?


Antes de tudo, o minimalismo é um conceito que existe, em contrapartida ao consumismo desenfreado. Esse estilo de vida propõe que cada um avalie o que é importante para si, repensando os seus excessos e exageros. Do mesmo modo, um guarda-roupa minimalista propõe reduzir o acúmulo de peças de vestuário, incluindo acessórios e calçados.


No fim das contas, um guarda-roupa minimalista tem menos a ver com a quantidade de peças e mais com a maneira que você as usa no dia a dia. Dessa forma, a moda minimalista implica simplicidade e acima de tudo, versatilidade. Ou seja, podem ser combinadas facilmente com outros itens do armário.


Durante a montagem desse guarda-roupa, pensamos em adotar peças consideradas atemporais, ou seja, que não devem ser usadas apenas por um tempo e esquecidas nas gavetas após aquela tendência passar. Afinal, a moda é cíclica: muitas ideias são transformadas, revistas, adaptadas e voltam a ser tendência dia após dia.

Além disso, é importante adquirir peças que ofereçam mais durabilidade, que não serão descartadas depois de pouco tempo de uso. Assim você ainda tende a gastar menos com novos produtos e contribui para um consumo muito mais consciente e adaptado para os seus gostos e necessidades.


Como começar a montar o meu guarda-roupa inteligente?


Antes de começar qualquer mudança no seu guarda-roupa, você precisa conhecer profundamente o seu estilo próprio e como funciona a sua rotina, com as roupas que você tende a usar e se sentir confortável, seja no trabalho ou em outros ambientes sociais.


Mas, geralmente, um look minimalista é formado por poucas peças e, de preferência, por itens bem versáteis e com cores mais neutras. O objetivo é mostrar que mesmo sem uma megaprodução é possível estar estiloso.




Aqui vão algumas dicas para que você conquiste um guarda-roupa mais prático:


Analise suas prioridades comprando sempre com consciência


Você sabe, é fácil comprarmos alguma peça sem pensar muito bem na sua praticidade e acabarmos usando pouquíssimas vezes, deixando ela de canto no armário. Entre uma loja e outra, nos deixamos levar pelas ofertas e promoções e acabamos levando para casa peças que não eram exatamente o que queríamos.


Para evitar a sensação de chegar em casa com peso na consciência e também para que aquilo que você comprou não fique parado no seu armário, gaste apenas com as peças que realmente te valorizam e que vão fazer parte da sua rotina. Assim você economiza dinheiro, tempo e espaço.


Abra mão do que você não usa mais


Evite que o seu guarda-roupa esteja sempre uma bagunça, mantendo apenas as peças que você realmente ama. Um armário com muitos itens dificulta a tarefa de se vestir no dia a dia e ainda torna o momento de montar os seus looks muito mais complicado e demorado.

Uma boa ideia é realizar seleções periódicas para limpar as peças que você não usa mais. Você pode fazer isso sempre que a estação virar. Por exemplo: quando o inverno estiver acabando, faça uma seleção do que fica e do que vai embora, pensando no seu estilo, gosto e praticidade da peça.




Nem só de peças básicas vive o minimalismo!


Sim, você pode incrementar os seus looks com itens que estão em alta e que vão agregar na sua produção. Lenços, calçados diferentes, acessórios, cores nos looks: essa capacidade de se adaptar é mais uma característica de um guarda-roupa minimalista.


Podemos pensar em muitas combinações possíveis! Com poucas peças versáteis, atemporais e mais neutras, alcançamos mais combinações bacanas do que com uma coleção completa de peças únicas de tão marcantes.


Economia de tempo

Com um guarda-roupa funcional, você consegue definir com muita facilidade o que vai vestir, além de não se estressar procurando uma peça que combine com aquela que você quer vestir, você também economiza muito tempo no processo de escolha.

Não só na hora de escolher e encontrar o que vestir, ter menos peças reduzirá o tempo necessário para arrumar e organizar seu armário.

Desenvolvimento do estilo pessoal


Construir um bom armário cápsula é uma tarefa muito pessoal, pois, além de considerar suas necessidades, precisa levar em conta seu gosto pessoal. Quando nos deparamos com a tarefa de decidir por poucas peças para definir nosso armário, encontramos o dilema de escolher aquilo do qual realmente gostamos.

Ao adotar poucas peças em seu dia a dia, não haverá espaço para aquelas que não lhe agradam. A partir daí, é natural que seu senso crítico e seu gosto ganhem mais voz e seu estilo se desenvolva de forma mais expressiva.

Conquiste um armário inteligente, versátil e intuitivo


O minimalismo nos incentiva a deixar de lado as coisas que já não nos agregam mais, priorizando nossas opções para tomarmos decisões mais acertadas. Conquistar um guarda-roupa funcional nem sempre é fácil, mas posso garantir para você que vale a pena. Além de um armário inteligente, versátil e intuitivo, você ainda economiza dinheiro e vive uma vida mais sustentável, sem um consumo exagerado.


O armário inteligente é sustentável porque uma vez refletindo seu estilo pessoal, suas preferências de vestuário e sua essência, ele se torna atemporal para você. Construí-lo nem sempre é fácil, mas eu posso te ajudar! Um armário cápsula é arquitetado em cima do seu estilo pessoal, conforme o seu planejamento de comunicação e posicionamento estratégico.

Acesse https://www.evertontadeu.com/ e tenha um armário sustentável, minimalista e funcional.

1 visualização0 comentário
bottom of page