top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Personal branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal!

Traduzido do inglês, a marca pessoal é o esforço consciente e intencional de criar e influenciar a percepção pública de um indivíduo, posicionando-o como uma autoridade de grande credibilidade. Explicando melhor, é como você apresenta os seus valores e sua imagem para o mundo, aproximando quem você é e a visão de quem te enxerga.



Imagem de rawpixel no Freepik


Mas, na prática, você sabe o que é o Personal Branding?


Personal branding é a gestão da sua marca pessoal, saber agir e se posicionar de forma que o seu público compreenda claramente quem você é, o que você tem a oferecer, quais são seus valores, bandeiras que defende e o que você representa.


Trazendo exemplos mais práticos para facilitar toda uma reflexão desse processo, pensamos em perguntas que questionam quais as sensações que você quer transmitir para as pessoas? Quais são os pontos mais autênticos e inovadores da sua personalidade e das suas habilidades? E, principalmente, qual sua história e os valores que você não abre mão?. A resposta dessas perguntas te ajuda a entender quem você é e o que você representa: o autoconhecimento é a chave que facilita toda essa compreensão de si e sua intenção no mundo.


Mas é necessário entender claramente pelo que você quer ser lembrado e trabalhar essa imagem. Porque no fim das contas, você já tem uma marca. Ao expressar a sua opinião, fazer uma publicação no Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram, você estabelece sua marca.


É importante lembrar que o Personal Branding não é uma autopromoção, ou um Buzz Marketing. Apesar de muitas vezes caminharem juntos, o Buzz Marketing é um tipo específico de estratégia que visa a disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores. Ou seja, é uma estratégia focada em gerar comentários, opiniões e barulho sobre a sua marca, produtos ou serviços.


Ao estabelecer sua marca, você vai, na verdade, incentivar outras pessoas a promoverem seus serviços. Um Personal Branding te ajudará a potencializar sua marca, te humanizar, fazendo com que as pessoas se interessem ainda mais pelo que você tem a dizer. Afinal, personal branding não é sobre você, mas sobre o que as pessoas percebem de você.


A importância de uma marca humanizada


Escutamos recomendações de pessoas, não de empresas. Pode perceber: quando pensamos em comprar um produto em um site desconhecido, nosso primeiro impulso é pesquisar no Google se aquele site é confiável ou não. Se encontramos relatos de outras pessoas aprovando a empresa, compramos sem muito medo. Mas caso apareça apenas relatos do próprio site, surge uma certa desconfiança, certo?


O rosto de uma pessoa real, com qualidades, defeitos, histórias e valores, fortalece o aspecto abstrato das marcas, afinal, indivíduos de importância passam a representá-las e dar suporte a todo o seu posicionamento.


No mundo corporativo, o Personal Branding tem uma enorme relevância e uma boa estratégia no gerenciamento da sua imagem pessoal é transformadora. Resgatar sua trajetória até aqui entendendo qual a mensagem que você quer transmitir com sua imagem cria autoridade, presença e identificação.

E como começar a estabelecer a sua marca?


Imagem de rawpixel no Freepik


1. Entenda e defina quais são os seus principais objetivos


Em primeiro lugar, você precisa se questionar. Pensando na sua caminhada até aqui, quais são seus próximos objetivos? Quais são os principais valores pelos quais você quer ser lembrado? Por quem você quer ser lembrado? Ou melhor, quem é a sua persona? A partir dessas respostas, fica mais fácil entender a percepção que você passa para as pessoas hoje e qual você quer passar futuramente. Sua marca expõe quem você é de verdade?


2. Resgate sua história e crie um bom storytelling


Conte a sua história, fazendo questão de vivê-la também de um modo genuíno, verdadeiro. Agregue valor, ensine algo novo, conte como chegou até aqui. Tudo isso gera identificação pessoal e só fortalece sua imagem.


3. Esteja presente, inclusive nas Redes Sociais


As redes sociais só tendem a te ajudar, principalmente no meio profissional. O LinkedIn, por exemplo, permite que você conquiste relevância com seu conteúdo e sem depender de sua imagem. Já o Instagram costuma ser muito mais visual e dinâmico, mas é possível construir um relacionamento mais próximo com a sua audiência gravando stories que sejam capazes de cativar seu público, por exemplo. O Facebook ainda é interessante fazer o compartilhamento das suas atualizações do Instagram, alcançando mais pessoas. E claro, o seu posicionamento e sua comunicação nesses locais são essenciais.


A imagem pessoal na construção do Personal Branding


A sua imagem é como você é lembrado pelos outros. Pode ser uma ferramenta poderosa e capaz de transmitir confiança, credibilidade e autoridade. De mãos dadas com o Personal Branding, conseguimos traduzir quem somos para os outros. Entender qual a melhor forma de abordagem e atitude fazem parte do processo de gerenciamento da imagem pessoal, quando conseguimos alinhar o que você quer externalizar e comunicar.


Esse processo te ajuda a identificar suas habilidades, competências e pontos positivos que te preenchem e impulsionam sua carreira, seus objetivos, posicionamentos. E não há construção e fomento de um posicionamento sem considerar os três importantes pilares da Consultoria de Imagem: imagem, comunicação e comportamento.


Quem faz a gestão de sua marca pessoal tem domínio sobre a mensagem que deixa por aí e, assim, consegue transmitir seus valores, personalidade e habilidades de forma consciente. Como resultado, recebe mais oportunidades devido à autoconfiança que demonstra ao se posicionar de forma clara e autêntica sobre si mesmo. E isso com certeza aumenta a credibilidade do profissional e o impacto positivo do seu trabalho.


Uma imagem pessoal bem moldada e estabelecida traz melhorias na sua vida pessoal, na sua comunicação e nas suas relações. Mas, na sua carreira, se abrem grandes portas e novas possibilidades. Um ótimo retorno e reconhecimento de todo o seu esforço.


Se interessou em saber mais sobre o Personal Branding?


Fique atento ao site e suas novidades!

3 visualizações0 comentário
bottom of page