top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

O poder da primeira impressão: o porquê ter em mente o objetivo da sua imagem pessoal é importante



Você sabe dizer qual é o objetivo central da intenção da sua imagem pessoal?


Sua imagem pessoal é a sua marca, e é importante que ela reflita quem você é e o que você deseja alcançar. Entender qual é o seu objetivo de imagem pessoal é fundamental para transmitir a mensagem certa!


A imagem que você projeta pode ser uma poderosa ferramenta para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Por isso, é importante investir tempo e recursos para desenvolver uma imagem autêntica e coerente com seus valores e objetivos.


Lembre-se: a imagem que você projeta transmite não apenas sua aparência, mas também sua personalidade, habilidades e competências. Portanto, invista em conhecer a si mesmo e em desenvolver uma imagem que transmita confiança, credibilidade e profissionalismo. Invista em você e em sua imagem pessoal, sempre. Mas como fazer isso, Tadeu?


Construindo uma imagem pessoal forte e confiante: você sabe quem você é?


Antes de mais nada, saiba que o autoconhecimento é a chave de todo esse processo. Você se conhecer, saber quais são seus gostos, desejos e sonhos futuros te moldam de alguma forma. Quando temos consciência de quem somos e quem um dia queremos ser, entendemos qual mensagem queremos passar e atravessar as pessoas que conhecemos por esse mundo.


Conhecer seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados é um dos primeiros passos para construir uma imagem pessoal marcante. Muitas pessoas não se conhecem tão bem ainda. Se é que um dia iremos nos conhecer por completo. Mudamos de opinião, jeito, roupas e comportamento a todo tempo, nos transformamos diariamente. O essencial é você se escutar, se entender e prestar atenção nos seus desejos e detalhes que só você sabe sobre si. E você pode fazer isso através da autorreflexão, um momento em que você se pergunta e se questiona questões importantes. É uma montagem de um quebra cabeça mesmo, baseando-se na sua história.



Nos conhecer nos leva a tomar decisões e seguir caminhos que façam sentido para nós. Na vida profissional, é extremamente relevante se você quer chegar a algum lugar, conquistar novas oportunidades e se ver em outros espaços. Afinal, alinhando a sua imagem pessoal a quem você é de verdade, ela só tem a te agregar!


A sua imagem pessoal pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais e te abrir portas que você sonhava em poder abrir. E lógico, só se ela tiver a intenção certa para transmitir a mensagem que deseja. O que nos leva à nossa pergunta do início.


Por que ter em mente o objetivo da sua imagem pessoal é importante?


O que e como você se comunica? Tudo o que você faz e veste comunica algo para o mundo. Mas será que essa mensagem está alinhada com o que você gostaria de transmitir?


Você já deve saber que a imagem pessoal não é só baseada no seu vestir. Como uma forma de comunicação tão poderosa, ela deixa de ser verbal. Estamos falando do ABCD da imagem, fundamentado em quatro pilares: Appearance (aparência), Behavior (comportamento), Communication (comunicação) e Digital Presence (presença digital).


Portanto, tudo comunica. Por esse motivo tão especial, é importante pensarmos a nossa imagem com intenção e autenticidade. Um exercício que dou é a gente se questionar, se fazer perguntas mesmo. Olhar pro seu interior e pensar: que sensações eu gostaria de causar nas pessoas? Quais elogios eu gostaria de receber? Quais características eu quero ser associado? Tendo essas respostas, fica mais fácil entender qual é a sua intenção.


É por isso que é tão importante construir o autoconhecimento. Assim, você vai descobrir de que maneira pode potencializar o que tem de bom e criar sua marca pessoal em cima disso.


Sua imagem deve ser autêntica e coerente com seus valores


Não adianta você querer passar uma imagem de uma pessoa que você não é. Isso vale tanto para interações pessoais, quanto nas redes sociais. Não tente copiar comportamentos ou atitudes de outras pessoas que não tenham nada a ver com a sua personalidade. Olhe para você e para a sua trajetória até aqui. Te asseguro que vai ser muito mais produtivo.


Entendendo o objetivo central da sua intenção de imagem, você pode projetar uma imagem autêntica e coerente que reflita quem você é e o que você deseja alcançar. Investir tempo e recursos em desenvolver sua marca pessoal é fundamental para transmitir a mensagem certa e causar uma ótima primeira impressão. Lembre-se sempre de que a primeira impressão é a que fica e pode afetar de forma positiva ou negativa as suas relações pessoais e profissionais.


Uma imagem pessoal bem moldada e estabelecida traz melhorias na sua vida pessoal, na sua comunicação e nas suas relações: é capaz de transmitir confiança, credibilidade e autoridade. De mãos dadas com o Personal Branding, conseguimos traduzir quem somos para os outros.


Entender qual a melhor forma de abordagem e atitude fazem parte do processo de gerenciamento da imagem pessoal, quando conseguimos alinhar o que você quer externalizar e comunicar.


Inclusive, para entender melhor sobre o Personal Branding, acesse o meu Blogspot sobre o assunto: https://www.evertontadeu.com/post/personal-branding-a-import%C3%A2ncia-de-estabelecer-sua-marca-pessoal


1 visualização0 comentário
bottom of page