top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Consultoria de imagem e coloração pessoal: conheça os benefícios dessa arte transformadora

Nos últimos anos, os serviços de consultoria de imagem e coloração pessoal vêm crescendo e se mostrando importantes ferramentas para a criação de uma imagem pessoal que faça sentido para você, expressando toda a sua história, individualidade e seus valores. Já parou para pensar que sua imagem pode comunicar uma mensagem? Ou ainda, como as cores que você costuma usar podem contribuir de maneira positiva ou negativa na sua apresentação, estilo ou humor?


Na verdade, as cores são a maior potência de comunicação quando falamos em uma primeira impressão do contato não verbal, podendo dizer muito sobre quem você é! Com a consultoria de imagem, contemplamos a construção de um visual que abrace sua individualidade e desejos, transformando em estratégia a arte de comunicar quem você é. Você conhece os benefícios de todo esse processo?


Principais benefícios de uma consultoria de imagem e coloração


Quem nunca pensou que durante o processo de consultoria perderia as suas melhores roupas e peças favoritas do armário? Ou pior, não poderia mais usar o maravilhoso pretinho básico caso ele não estivesse na sua paleta de cores? Pelo contrário! Na verdade, conseguimos aproveitar o máximo que você já tem, explorando novas combinações e abrindo o seu olhar para novos gostos. Fazemos compras futuras mais acertadas, mais úteis, definindo uma imagem condizente com a sua personalidade e preferências. Então pode ficar tranquilo que a consultoria é como um investimento que te ajuda na melhor utilização de roupas que você já tem, em novas combinações e na economia de tempo e dinheiro.


A etapa de coloração pessoal busca qual o conjunto de cores que melhor harmoniza com a beleza de cada pessoa. Esse estudo partiu principalmente através da obra da cientista Eva Heller, “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”, livro em que ela busca entender como o comportamento humano muda em relação às cores, analisando seus efeitos nas emoções, seus desejos, sentimentos.


Sabemos que através delas podemos transmitir mensagens e provocar sensações específicas e, dentro do teste de coloração pessoal, entendemos individualmente quais cores te trazem harmonia, evidenciam seus traços e combinam com seu tom de pele. A desarmonia dos tons, pode, por exemplo, ressaltar manchas e olheiras do seu rosto, concedendo um semblante “cansado”.



Imagem de senivpetro no Freepik


Por que devo saber minha coloração pessoal?



As cartelas de cores são montadas a partir do tom da sua pele, tom dos olhos e cabelos. A definição da colocação é baseada nas estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) e há a divisão entre: temperatura (quente e fria), profundidade (claro e escuro) e intensidade (intensa e opaca). A sua paleta de cores traz representação, sentido e comunicação pessoal. Por meio de comparações, descobrimos quais cores valorizam sua pele, deixando ela o mais iluminada possível.


Mas, na verdade, a análise da coloração pessoal transpassa o visual: ela ajuda a transmitir uma mensagem. Por exemplo, quer passar confiabilidade, segurança, sucesso e tranquilidade numa entrevista? Use azul. Pesquisas da University of British Columbia mostraram a influência da cor e ainda que tons mais escuros de azul tem um efeito calmante, passam a ideia de eficiência, controle e autoridade. Amarelo é a cor da alegria, aumenta a produção de serotonina no cérebro, acelera o metabolismo e melhora o humor, é inclusive muito usado em outdoors, sites de publicidade, etc. O vermelho, celebra a energia, a ousadia, mas também pode causar uma impressão errada se usada em exagero, associando à sedução e sensualidade. Já o preto será eternamente associado a elegância e sofisticação. Simboliza poder, luxo e autoridade.


Então quer dizer que se uma cor não estiver na minha cartela eu não vou mais poder usá-la? Longe disso. Durante a análise te ensino a aprender usar o que não está na cartela, aplicando em acessórios mais sutis ou combinando com outras cores que trazem um equilíbrio. Por isso é importante o auxílio de um profissional qualificado para fazer uma análise profunda em relação às paletas de cores.


A consultoria te ajuda a construir as bases da sua Imagem


Uma boa consultoria de imagem irá respeitar a sua individualidade. Inicialmente, são definidos os seus valores, objetivos, trabalho e estilo para poder comunicá-los através do visual, e tudo isso se transforma em uma estratégia que é usada para criar presença e autoridade, ampliando e reforçando a mensagem que você quer passar. Desse modo, as suas possíveis futuras compras após a análise são feitas com maior consciência, fazendo também com que você utilize muito mais as peças que adquire.


Uma imagem pessoal bem construída traz um retorno em todas as áreas da sua vida. Melhora o seu posicionamento frente ao mundo e sua comunicação verbal e não verbal, uma vez que você entende quem você é e quais são suas melhores intenções. A sua imagem importa e pode te levar a muitos caminhos no percurso da sua trajetória.


Gostou de saber mais sobre a consultoria de imagem e coloração?


Fique atento ao site e suas novidades!

2 visualizações0 comentário
bottom of page