top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Sua imagem é seu cartão de visitas

Você provavelmente já ouviu o seguinte ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”. A nossa imagem pessoal pode ser utilizada como meio de comunicação mais eficaz. Agora, você conhece o ditado de que a primeira impressão é a que fica?


Segundo pesquisas de comportamento humano, nossa comunicação não verbal está relacionada a 55% da decisão de uma pessoa nos primeiros 10 segundos. Você é o cartão de visitas permanente deles, sua imagem deve combinar com você e com os valores de sua empresa e o mais importante, com seus objetivos profissionais.



A sua imagem pessoal não é única, ela se adapta a diferentes ocasiões, como, por exemplo, no ambiente de trabalho ou lazer. Mas sem esquecer de si, o seu estilo, gosto, imagem pessoal e a intenção da sua mensagem.


Nós, profissionais, somos o produto, e nosso público é a empresa que contrata nossos serviços, portanto sua aparência importa muito na hora de uma contratação e uma primeira impressão. No fim das contas, o seu produto é você mesmo, seus conhecimentos, habilidades, técnicas e outras qualidades que você possui. A embalagem é a sua aparência, a primeira informação que o seu cliente, contratante ou qualquer pessoa interessada nos seus serviços tem sobre você.


A primeira forma de comunicação que apresentamos


Graças à sua força, a imagem é um importante elemento estrutural das peças comunicativas. As emoções são usadas para convencer o público a “comprar” uma ideia ou produto. Afinal, a principal função de uma peça de comunicação é conquistar, seja para vender ou para informar.


Imagem é o que você projeta para si mesmo e para outras pessoas, podendo transmitir uma mensagem de forma rápida, objetiva e direta. O uso de fotos e imagens na comunicação é muito comum, por ter um papel fundamental para evocar nossas emoções.


No mundo corporativo, se faz essencial


No mundo dos negócios, a aparência dita alguns caminhos: pessoas com aparência mais descontraída têm menos chances de serem contratadas por empresas conservadoras e vice-versa. Mas de qualquer forma, transmitir credibilidade é essencial nos momentos de entrevistas, reuniões e eventos importantes.



Mas como transmitir credibilidade na prática?


Devemos entender nossas preocupações, nossos desejos e a forma como nos relacionamos e interagimos com o mundo. O autoconhecimento é a chave de todo esse processo. Saber de onde você vem, quais são suas questões e valores mais profundos te faz ser quem você é. Comece por aí!


Mas, na prática, como transmitir e externalizar essa confiança? Segundo o estudo da Psicologia das cores, o nosso cérebro interpreta e reage às cores de diferentes formas, provocando em nós sentimentos, sensações e desejos. Como seres sensoriais, desvendamos o mundo através de nossos sentidos, e através das cores podemos transmitir mensagens e provocar sensações específicas.


O azul, por exemplo, consegue provocar uma imagem de uma maior credibilidade, confiança e profissionalismo, mostrando sua força. O azul-escuro, inclusive, é muito usado em meios corporativos por ser uma cor mais sóbria, reforçando a sensação de poder e confiança.


Mas para além disso existe uma coisa que diferencia o trabalho que você faz daquele que é feito pela sua concorrência: ele é feito por você! Se diferenciar, se enxergar com olhos atentos e com reconhecimento de si te faz criar confiança, autoridade e poder.


Você tem uma forma única de cuidar do seu negócio, trazendo toda a sua personalidade, história e experiências pessoais ao seu favor. Sua marca pessoal é algo que somente você tem. Já está na hora de usar o seu posicionamento e comunicação ao seu favor, arquitetar a sua marca pessoal. Ela que te representa!


Quem faz a gestão de sua marca pessoal tem domínio sobre a mensagem que deixa por aí e, assim, consegue transmitir seus valores, personalidade e habilidades de forma consciente. Como resultado, recebe mais oportunidades devido à autoconfiança que demonstra ao se posicionar claramente e autêntica sobre si mesmo. E isso com certeza aumenta a credibilidade do profissional e o impacto positivo do seu trabalho. Uma imagem pessoal bem moldada e estabelecida traz melhorias na sua vida pessoal, na sua comunicação e nas suas relações.


A sua imagem é como você é lembrado pelos outros. Pode ser uma ferramenta poderosa e capaz de transmitir confiança, credibilidade e autoridade. De mãos dadas com o Personal Branding, conseguimos traduzir quem somos para os outros.


Entender qual a melhor forma de abordagem e atitude fazem parte do processo de gerenciamento da imagem pessoal, quando conseguimos alinhar o que você quer externalizar e comunicar.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page