top of page
  • Foto do escritorÉverton Tadeu

Diferentes arquétipos podem ser valiosos aliados seu estilo de liderança e transformar sua carreira



Não são os arquétipos que definem a nossa maneira de ser, mas é inegável que as características arquetípicas inerentes à nossa natureza podem ser valiosas aliadas no fortalecimento de nossas habilidades e na forma como nos expressamos.


Qual é o seu estilo predominante de gestão e como você pretende integrá-lo para forjar o seu percurso no universo corporativo?


Você já refletiu sobre como as diferentes facetas de sua personalidade podem influenciar seu método de gestão e traçar o rumo da sua carreira? Se almeja construir uma identidade profissional distinta que o faça sobressair em um cenário de alta competitividade, permita-me guiar você. A incorporação dessas facetas pode ser decisiva para o seu êxito no âmbito profissional.


Os estilos de gestão e sua influência na liderança:


Existe uma conexão intrínseca entre os estilos de gestão e a liderança, que reside no entendimento dos padrões de comportamento humano que ditam o modo como gestores se comunicam, decidem e conduzem suas equipes. Eis alguns dos estilos proeminentes na gestão:


  • O gestor visionário: Este perfil se destaca pela habilidade de ver além, reconhecer tendências futuras e impulsionar equipes rumo a objetivos ambiciosos. Com esse estilo, você poderá liderar iniciativas pioneiras e incentivar sua equipe a inovar.

  • O gestor orientador: Focado no desenvolvimento alheio, este estilo prima pela criação de laços duradouros e pelo progresso conjunto. Tal enfoque é vital para organizações que priorizam o aprimoramento de suas forças de trabalho.

  • O gestor executor: Eficácia e rapidez na tomada de decisões são suas marcas. Esse perfil é crucial para empresas que demandam ações imediatas e resultados tangíveis.

  • O gestor humanista: Este estilo coloca em destaque a responsabilidade social e ética empresarial. Perfeito para lideranças que buscam harmonizar princípios éticos com práticas sustentáveis.


Segundo Prestupa (2008, p. 04):
“… a correta identificação do estilo de gestão de uma pessoa pode capacitá-la a seguir confiantemente e com menos esforço o caminho profissional que mais ressoa com suas qualidades inatas, gerir sua carreira e atingir maior sucesso em suas funções. Reconhecer o seu estilo de gestão promove autoconhecimento, o que leva à melhor integração social e maior contentamento pessoal. Além dos benefícios mencionados, tal discernimento também se mostra útil em processos como: formação de equipes, desenvolvimento de carreiras, treinamento e formação gerencial, apoio a reestruturações, gestão de conflitos, aperfeiçoamento da comunicação, recolocação profissional e como suporte nos estágios finais de recrutamento e seleção.”

Se ambiciona uma identidade profissional marcante e aspira a tornar-se um referencial no mundo corporativo, compreender e assimilar os diferentes estilos de gestão é fundamental. Cada um pode esculpir sua jornada distintamente.


Agora que está ciente do impacto dos estilos de gestão, é o momento de tomar as rédeas. Independentemente do seu estilo, lembre-se que ser autêntico é o segredo do sucesso.


Não deixe sua marca profissional ao acaso. Contate-me para um aconselhamento personalizado sobre como alavancar seu estilo de gestão para uma carreira frutífera. Juntos, formularemos um plano que o diferencie no mercado e o encaminhe a novos patamares profissionais.


Everton Tadeu

Personal Branding


Referências:

PRESTUPA, A. N. L.A identificação de tipos de liderança a partir de arquétipos. Gestão e Sociedade, v. 2, n. 4, p. 1-27, 2008.


留言


bottom of page